"KAHOOT na sala de aula"
Despertar o interesse
dos alunos pelo conhecimento, a partilha de saberes e a interação com jovens é
o que mais me cativa na minha profissão.
No ano passado, tive a
sorte de trabalhar com colegas com quem partilhei alguns materiais e práticas
letivas. Uma delas ensinou-me a trabalhar com uma plataforma informática
chamada kahoot. Mostrou-me como poderia fazer para me inscrever, para elaborar
o jogo e como colocá-lo em prática numa sala de aula.
Tudo me pareceu
acessível mas, pelo sim pelo não, resolvi aproveitar a boa vontade da Margarida
e combinámos um dia para ela ir à minha aula pôr o tal jogo em funcionamento…
A experiência foi
francamente positiva. Alunos que detestavam “decorar” gramática (“É impossível
decorar tanto nome, stôra!) pediam quase todos os dias para jogarmos kahoot. E
através dos resultados finais que a plataforma me fornece em excel, pude
verificar que muitos alunos já não erravam questões relacionadas com tempos
verbais ou com orações porque tinham conseguido “decorar o impossível”.
Em vez de ser eu a
elaborar os jogos, pedi-lhes que cada um pensasse numa pergunta, colocasse
quatro respostas alternativas e sublinhasse a correta. Depois solicitei a dois
ou três voluntários que me passassem as questões no kahoot da minha conta, fiz
a revisão e… sem muito trabalho, consegui ouvir a frase “milagre” que me mostra
que estou a conseguir despertar o interesse e partilhar saberes de uma forma
estimulante:
- “Já acabou a aula?!?
Ó stôra, não, vamos continuar…”
Verónica (Professora de português)
Sem comentários :
Enviar um comentário