Catalogo Bibliográfico da BNP#focus lerumconto-aumentaumponto: NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA [2] EU LEITOR; O Livro que já li...; FAÇA LÁ UM POEMA,Partilha de poemas; Novas Tecnologias na Sala de Aula; Bibliotecnologia; O Livro de mês...; O Não Livro do mês...

PESQUISA

HORA DA LEITURA...; HORA DA LEITURA AUDIO...; FAÇA LÁ UM POEMA, Partilha de Poemas; PENSAMENTOS...; OS MEUS PROJETOS...; BIOGRAFIAS...; MÚSICAS PARA RELAXAR...; NOVAS TECNOLOGIAS na Sala de Aula; BIBLIOTECNOLOGIA...; O NÃO LIVRO do mês...; ENCONTRO COM O(A) ESCRITOR(A)...; JOGOS...; (o que posso encontrar se PESQISAR)

domingo, 15 de janeiro de 2017

NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA [2]








                                           


"KAHOOT na sala de aula"

Despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento, a partilha de saberes e a interação com jovens é o que mais me cativa na minha profissão.
No ano passado, tive a sorte de trabalhar com colegas com quem partilhei alguns materiais e práticas letivas. Uma delas ensinou-me a trabalhar com uma plataforma informática chamada kahoot. Mostrou-me como poderia fazer para me inscrever, para elaborar o jogo e como colocá-lo em prática numa sala de aula.
Tudo me pareceu acessível mas, pelo sim pelo não, resolvi aproveitar a boa vontade da Margarida e combinámos um dia para ela ir à minha aula pôr o tal jogo em funcionamento…
A experiência foi francamente positiva. Alunos que detestavam “decorar” gramática (“É impossível decorar tanto nome, stôra!) pediam quase todos os dias para jogarmos kahoot. E através dos resultados finais que a plataforma me fornece em excel, pude verificar que muitos alunos já não erravam questões relacionadas com tempos verbais ou com orações porque tinham conseguido “decorar o impossível”.
Em vez de ser eu a elaborar os jogos, pedi-lhes que cada um pensasse numa pergunta, colocasse quatro respostas alternativas e sublinhasse a correta. Depois solicitei a dois ou três voluntários que me passassem as questões no kahoot da minha conta, fiz a revisão e… sem muito trabalho, consegui ouvir a frase “milagre” que me mostra que estou a conseguir despertar o interesse e partilhar saberes de uma forma estimulante:
- “Já acabou a aula?!? Ó stôra, não, vamos continuar…”
                                                          Verónica (Professora de português)


                                                                              

Sem comentários :

Enviar um comentário