Catalogo Bibliográfico da BNP#focus lerumconto-aumentaumponto: O LIVRO QUE JÁ LI... [2] EU LEITOR; O Livro que já li...; FAÇA LÁ UM POEMA,Partilha de poemas; Novas Tecnologias na Sala de Aula; Bibliotecnologia; O Livro de mês...; O Não Livro do mês...

PESQUISA

HORA DA LEITURA...; HORA DA LEITURA AUDIO...; FAÇA LÁ UM POEMA, Partilha de Poemas; PENSAMENTOS...; OS MEUS PROJETOS...; BIOGRAFIAS...; MÚSICAS PARA RELAXAR...; NOVAS TECNOLOGIAS na Sala de Aula; BIBLIOTECNOLOGIA...; O NÃO LIVRO do mês...; ENCONTRO COM O(A) ESCRITOR(A)...; JOGOS...; (o que posso encontrar se PESQISAR)

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

O LIVRO QUE JÁ LI... [2]











Enquanto Salazar Dormia... by Domingos Amaral“Enquanto Salazar dormia” –

Domingos Amaral, 47 anos, formado em Economia na Universidade Católica Portuguesa, Mestrado em Relações Económicas Internacionais, na Universidade Columbia em Nova Iorque.

Jornalista e Professor Universitário.

Gostei bastante deste livro por ter uma componente histórica e abordar um ambiente, que se pode dizer quase que secreto, vivido em Portugal em plena 2ª Guerra Mundial. De escrita simples e acessível, vale pela história…principalmente porque desconhecia muitas das coisas lá relatadas. Já li outros livros de Domingos Amaral mas este foi sem dúvida o que mais me agradou e “prendeu do princípio ao fim. Jack Gil é um espião luso-britânico na Lisboa de 1941. Conta-nos as suas histórias e aventuras, a sua perspectiva da guerra e da política internacional, quando 50 anos depois regressa a Lisboa já com 85 anos, para o casamento do neto e recorda tudo o que viveu numa Lisboa cheia de sol, de luz, de sombras e de amores, as mulheres que amou.
O sumptuoso ambiente que se vivia no Hotel Aviz, onde espiões se cruzavam com embaixadores e Reis; Lisboa era naquela época um oásis de tranquilidade numa Europa castigada pelos horrores da Guerra. Chegam refugiados aos milhares e a cidade enchia-se de milionários, atrizes, judeus e espiões, tornando Portugal no palco de uma guerra secreta que Salazar permitia, mas vigiava à distância, através dos seus sinistros membros da polícia política.
A missão de Jack na altura, era desmantelar as redes de espionagem nazis que actuavam por todo o país. Um mundo secreto e oculto onde tudo acontecia “enquanto Salazar dormia” como dizia ironicamente o amigo de Jack.Uma guerra suja e sofisticada, que transforma Portugal e os que aqui viveram ou por cá passaram nos anos 40.A fusão da realidade com a ficção tornam este livro apetecível e interessante do princípio ao fim.

Paula Nunes

Sem comentários :

Enviar um comentário