Catalogo Bibliográfico da BNP#focus lerumconto-aumentaumponto: O LIVRO QUE JÁ LI...[1] EU LEITOR; O Livro que já li...; FAÇA LÁ UM POEMA,Partilha de poemas; Novas Tecnologias na Sala de Aula; Bibliotecnologia; O Livro de mês...; O Não Livro do mês...

PESQUISA

HORA DA LEITURA...; HORA DA LEITURA AUDIO...; FAÇA LÁ UM POEMA, Partilha de Poemas; PENSAMENTOS...; OS MEUS PROJETOS...; BIOGRAFIAS...; MÚSICAS PARA RELAXAR...; NOVAS TECNOLOGIAS na Sala de Aula; BIBLIOTECNOLOGIA...; O NÃO LIVRO do mês...; ENCONTRO COM O(A) ESCRITOR(A)...; JOGOS...; (o que posso encontrar se PESQISAR)

domingo, 8 de janeiro de 2017

O LIVRO QUE JÁ LI...[1]

   
            "A elegância do Ouriço"  - 
Romance contado a duas vozes alternadas decorre num edifício situado num bairro rico de Paris e habitado por uma burguesia rica e snobe. Renée é uma porteira de 54 anos, cultíssima, autodidata e apaixonada pela pintura naturalista holandesa, pela filosofia, por Tolstoi, pelo cinema japonês e uma devoradora de livros. Porém esconde-se por detrás de uma figura humilde que todos esperam ver numa porteira e fá-lo com um humorismo que tem o seu quê de satírico. Paloma é uma adolescente superdotada de 12 anos, intensamente consciente da vacuidade do destino que a espera. Também ela se esforça por esconder a sua inteligência e o olhar crítico e lúcido que tem sobre o mundo e sobre a elite a que pertence. Esta jovem tem um objetivo: suicidar-se no dia em que completar 13 anos. Tudo isso mudará com a chegada de um japonês, o senhor Ozu, que depressa desmascara Renée e inclui Paloma num pequeno trio que terá para todos um papel redentor.
Mariel Barbery, nasceu em Marrocos em 1969, formada em Filosofia, já vendeu mais de 1 milhão de livros só em França. A obra ainda foi publicada em Espanha, Itália, Alemanha, Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, largamente elogiada pela crítica.


Com a leitura deste livro pude elevar o meu pensamento até à personagem Renée. A personagem poderia ter sido eu, não pela inteligência demonstrada, mas pela forma como viveu a vida. O facto de ser muito trabalhadora, lutadora, tentei esconder todas as minhas qualidades e fragilidades, para além de ser muito observadora, considerei-me uma pessoa diferente da maioria. Ao longo dos anos, vivi uma vida muito fechada no meu mundo, procurando um sentido para a vida. O facto de ter encontrado alguns (senhores Ozus) no meu caminho, permitiu que crescesse podendo ver a vida com outros olhos, menos duros e mais sonhadores. As narrativas filosóficas do livro fizeram-me repensar a vida, pensar na sociedade, pensar nas minhas escolhas, nas minhas decisões e até nas oportunidades que deixei passar.

Um livro de fácil leitura que recomendo.
                                                                                                                                    Maria Mendes

Sem comentários :

Enviar um comentário