Nas últimas décadas, temos assistido, no campo do ensino, a sucessivas reformas. As mudanças contínuas advêm da necessidade de se adaptar o sistema educativo à evolução de uma sociedade moderna marcada pela massificação no acesso às tecnologias de informação e comunicação, às exigências relativas à competitividade e inserção no mercado de trabalho.
Num contexto marcado essencialmente pela circulação da
informação escrita, torna-se premente a aquisição de competências leitoras que
não se devem cingir, apenas, à leitura de documentos impressos mas ao
desenvolvimento das múltiplas literacias. Neste sentido, a escola em geral e a
biblioteca em particular devem fomentar a leitura em vários suportes
servindo-se das tecnologias, tão apelativas para as crianças e jovens, que
poderão ser uma oportunidade para incrementar estratégias de comunicação e
fomentar o prazer de ler.
Assim, a biblioteca escolar deverá estar apetrechada com as
ferramentas tecnológicas disponíveis em computadores, tablets… que possibilitem
aos seus utilizadores, na própria biblioteca ou em articulação com a sala de
aula, o acesso à informação para a transformar em conhecimento.
Neste contexto, encontram-se disponíveis, na biblioteca da Escola Secundária de Miraflores (Agrupamento de Escolas de Miraflores), 5 tablets, para uso da comunidade escolar. Podem ser requisitados para a sala de aula.
Uma Biblioteca que acompanha os avanços tecnológicos e os interesses dos alunos do séc.XXI.
Zelinda Cruz (Professora Bibliotecária AEmirafores)
Uma Biblioteca que acompanha os avanços tecnológicos e os interesses dos alunos do séc.XXI.
Zelinda Cruz (Professora Bibliotecária AEmirafores)
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